ATENDIMENTO E DÚVIDAS - ON-LINE

LiveZilla Live Chat Software

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Por onde começar a estudar para Concursos - Por quais matérias? Veja

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - by Ervas em Cápsulas 0

concurso público (Foto: Reprodução)
Muita gente começa a se interessar pelos concursos públicos, mas não tem a menor ideia de como começar. Para quem pretende iniciar um projeto consistente e orgaCnizado, o melhor é escolher uma área de concursos para iniciar uma preparação com antecedência, sem estar vinculada à expectativa do edital de um determinado concurso.

O estudo deve começar pelas disciplinas básicas - aquelas matérias que caem em todos os concursos da área. Assim, o candidato estará se preparando para diversos concursos ao mesmo tempo. Além disso, o conhecimento relacionado às disciplinas básicas muitas vezes é importante para a compreensão de outras disciplinas.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Mas, como quando a gente começa não sabe bem como as coisas funcionam, a maioria dos candidatos entra nesse processo já focado num concurso específico que esteja para sair ou até com edital publicado. É mais fácil perseguir um objetivo mais concreto e imediato. Isso não deixa de ser válido, desde que sejam adotados alguns cuidados.

Apoio na preparação
Sempre que possível, é interessante utilizar a ajuda de um curso preparatório. Isso porque muitas vezes (quase sempre) o candidato precisará estudar disciplinas que nunca viu antes e a orientação do professor facilita a compreensão daqueles conteúdos. Outro aspecto é que os conteúdos são muito extensos e é importante saber quais pontos costumam ser mais cobrados nas provas. O que se observa é que o investimento no curso normalmente acelera o processo e permite que a aprovação seja conquistada em menos tempo.

Há opções de cursos presenciais - no formato tradicional, com sala de aula, professor e aluno – e há também os cursos online, via internet, em que as aulas podem ser assistidas em qualquer horário e durante determinado período de tempo, podendo ser assistidas mais de uma vez.

Para escolher os melhores cursos, o ideal é visitar cada um - no caso dos presenciais – e ver com qual o candidato mais se identifica. Conversar com quem já está estudando há algum tempo também pode ajudar. Os fóruns de discussão sobre concursos na internet são outro recurso útil na tomada de decisão.

Organizar a rotina
Seja a preparação para um concurso que “está na rua” ou uma preparação antecipada, o estudo será mais produtivo se o candidato assumir o controle da sua vida e do seu tempo. Estudar “no tempo que sobra” é pouco eficiente, além de causar bastante angústia, porque a sensação de culpa é permanente: quando se está fazendo outra coisa que não estudar, mesmo que seja algo necessário, e quando se está estudando e há outras tarefas pendentes. O planejamento elimina esse problema.

Propomos, então, que o candidato pegue uma folha de papel (ou faça isso no computador) e ali prepare um calendário do mês que está começando.  Vamos fazer o de março/2013. Veja a nossa tabela a seguir:
TABELA 1 - CALENDÁRIO
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHà      
TARDE       
NOITE       

Em seguida, anote ali os compromissos fixos já existentes: trabalho, aulas, consultas médicas, etc. Inclua também as tarefas de rotina, como compras de mercado e outras.

TABELA 2 - TAREFAS DE ROTINA
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAula 
TARDETrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAula 
NOITE Atividade física Atividade física   

O próximo passo é assinalar o tempo que restou, e que será destinado ao estudo.

TABELA 3 - DESTAQUE PARA O TEMPO DISPONÍVEL
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAula
TARDETrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAula 
NOITE(DISPONÍVEL)Atividade física(DISPONÍVEL)Atividade física(DISPONÍVEL)(DISPONÍVEL) 

Agora é possível verificar o tempo realmente disponível para o estudo, marcado no sinal (DISPONÍVEL). Cabe ainda algum ajuste: se tiver sobrado pouco tempo, será que algumas tarefas podem ser reorganizadas? Por exemplo, o mercado pode ser feito em outro horário ou, até, por outra pessoa?

Por outro lado, mesmo que todo o dia esteja disponível para estudo, é preciso começar com pouco tempo e aumentar gradativamente, conforme o candidato sentir que tem condições.

Feito isso, podemos distribuir as disciplinas que serão estudadas. Vale lembrar que é importante reservar intervalos – 15 minutos - a cada hora e meia a duas de estudo e entre os turnos do dia – 1 hora, pelo menos, entre manhã/tarde e tarde/noite. Deixar um dia livre na semana (ou, ao menos, um turno livre) também é essencial para que o candidato possa recarregar as baterias para a semana seguinte.

Outro cuidado que se deve tomar, sempre que possível, é alternar matérias de exatas, como matemática e afins, com matérias de linguística, como português e direitos. Isso permite que uma área do cérebro descanse enquanto se estuda o outro tipo de disciplina. É interessante também colocar as matérias com as quais se tem menos afinidade nos melhores horários de estudo, deixando os piores horários para as disciplinas mais agradáveis.
 

Estudo para concursos públicos (Foto: Reprodução/TV Tem)
Estudo para concursos públicos (Foto: Reprodução
/TV Tem)
Exemplos
Veja a seguir dois exemplos de distribuição de matérias: para concurso de nível médio, cargos administrativos (preparação com antecedência) e a outra com a distribuição para o concurso dos Correios, também de nível médio, que deve sair a qualquer momento. Em ambos os casos, consideramos a situação de quem está sem trabalhar, totalmente dedicado à preparação, e de quem está trabalhando e tem somente a noite para estudar.

Optamos por incluir pelo menos três períodos de atividade física em todas as programações. Não faltam pesquisas mostrando os benefícios da atividade física regular (uma caminhada que seja) para o bom funcionamento do cérebro e para o equilíbrio emocional - condições essenciais para a produtividade do estudo.

Faça os ajustes necessários à sua realidade e perceba a diferença no rendimento quando se sabe quais são os horários de estudo e o que será estudado a cada dia. Em meio à distribuição das disciplinas básicas para concursos de nível médio administrativo (português, direito constitucional, direito administrativo, informática e matemática/raciocínio lógico) é preciso reservar um tempo para praticar atividades físicas e deixar o domingo livre para descanso.

EXEMPLO 1 - Candidato de nível médio que trabalha durante o dia (concurso administrativo)
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAulaLIVRE
TARDETrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAulaLIVRE
NOITEPortuguês / PortuguêsAtividade física / Raciocínio lógico / MatemáticaDireito constitucional / Direito constitucionalAtividade física / InformáticaDireito administrativo / Direito administrativoAtividade físicaLIVRE
EXEMPLO 2 - Candidato de nível médio com dia livre para estudo (concurso administrativo)
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃAtividade física / InformáticaDireito constitucional / Direito constitucionalAtividade física / InformáticaDireito constitucional / Direito constitucionalAtividade física / InformáticaLIVRELIVRE
TARDEPortuguês / PortuguêsDireito administrativo / Direito administrativoRaciocínio lógico / MatemáticaDireito administrativo / Direito administrativoPortuguês / PortuguêsLIVRELIVRE
NOITEAulaAulaAulaAulaAulaLIVRELIVRE

Agora veja abaixo um exemplo de plano de estudos para o concurso dos Correios, de nível médio (para os cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo haverá teste físico e a preparação também deve ser iniciada antes do edital).
EXEMPLO 3 - Candidato de nível médio que trabalha (concurso dos Correios)
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAulaAtividade
física
TARDETrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoTrabalhoAulaLIVRE
NOITEAtividade física /
Matemática
Português / PortuguêsInformática / informáticaAtividade física / PortuguêsMatemática / MatemáticaLIVRELIVRE
EXEMPLO 4 - Candidato de nível médio com dia livre para estudo (concurso dos Correios)
 SEGUNDA
(4/3)
TERÇA
(5/3)
QUARTA
(6/3)
QUINTA
(7/3)
SEXTA
(8/3)
SÁBADO
(9/3)
DOMINGO
(10/3)
MANHÃAtividade física /
Matemática
Atividade física / PortuguêsAtividade física / InformáticaAtividade física / PortuguêsAtividade física /
Matemática
LIVRELIVRE
TARDEPortuguês / PortuguêsMatemática / MatemáticaInformática / informáticaMatemática / MatemáticaPortuguês / PortuguêsLIVRELIVRE
NOITEAulaAulaAulaAulaAulaLIVRELIVRE
Para evitar frustrações, o candidato deve estar ciente de que a aprovação pode levar alguns meses ou até alguns anos, dependendo do tipo e complexidade do concurso. Reprovações também podem acontecer, mas são apenas etapas do processo e indicam que há aspectos a melhorar, seja no conhecimento da teoria, na estratégia de prova ou no equilíbrio emocional. Fazem parte da trajetória até a aprovação.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”



Tags:
Mensagem de Boas Vindas:

Obrigado por visitar nosso site, curtindo nossa Fan-Page o Sr.(a) receberá nossas principais notícias em seu facebook

0 comentários:

Text Widget

Matenha este jornal no "AR", faça uma doação, o valor pode ser o quanto quiser, será com satisfação que investiremos o seu dinheiro em defesa de nosso país, seja com notícias ou críticas, mas nós ajudaremos o nosso país.




Doe o quanto quiser, pode ser até um real, faça o que seu coração mandar.