ATENDIMENTO E DÚVIDAS - ON-LINE

LiveZilla Live Chat Software

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APRENDIZ MARINHEIRO 2013

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 - by Ervas em Cápsulas 0

O maior portal de notícias do Brasil também é cultura.

APOSTILA COMPLETA 2013 - CLIQUE AQUI OU CLIQUE NA IMAGEM DA APOSTILA:










O presente Edital estará à disposição dos candidatos na Internet, no endereçowww.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou nos locais de inscrição listados no Anexo I.

CONTEÚDO DA PROVA APRENDIZES MARINHEIROS ESCRITA:

PROGRAMA PARA A PROVA ESCRITA
I - MATEMÁTICA
a) Aritmética - Conjuntos: identificação e uso, pertinência, inclusão e operações; Sistema de Numeração: numerais decimais, numeração romana; Operações com números naturais, problemas com quatro operações, expressão simples envolvendo as quatro operações, divisibilidade, múltiplos e divisores, números primos, fatoração, MDC e MMC; Frações: frações ordinárias, operações, problemas, números decimais, frações decimais, transformação, operações; Medidas: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície e volume), medidas de tempo e ângulos, mudanças de unidade e resolução de problemas; Conjunto Z: conceito de número inteiro relativo, operações em Z, expressões com números inteiros relativos, propriedades de multiplicação de inteiros relativos; Conjunto Q: conceito de número racional, propriedades, números irracionais e reais, potenciação e radiciação, propriedades das potências de mesma base, raiz quadrada dos números racionais absolutos, técnica de cálculo, raiz quadrada das frações ordinárias e dos números decimais; Grandezas Proporcionais: proporção, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples; Simplificação de radicais; e Operações com radicais, racionalização de denominadores.
b) Álgebra - Cálculo algébrico: polinômio, ordenação, termos semelhantes, operações com polinômios, produtos notáveis, fatoração, MDC e MMC dos polinômios, operação com frações algébricas; Equações e Inequações de 1º grau: equações de 1º grau com uma variável, resoluções de problemas redutíveis ao 1º grau, inequação de 1º grau, sistema de 2 equações com 2 variáveis, processo de resolução, problemas, sistemas de inequações de 1º grau, equações racionais redutíveis do 1º grau, equações literais do 1º grau em x; Equações do 2º grau: discussão das raízes, relações entre coeficientes e raízes, composição da equação do 2º grau conhecidas as raízes; Sistemas simples do 2º grau; Equações biquadradas; e Equações irracionais.
Geometria - Ponto; Reta; Plano; Ângulos: operações com ângulos; Polígonos; Triângulos: elementos, congruência, classificação, desigualdade entre lados e ângulos dos triângulos; Paralelismo: ângulos formados por retas coplanares e uma transversal; Postulado de Euclides; Quadriláteros: paralelogramos, trapézios e suas propriedades; Circunferências: círculo, propriedades das cordas, posições relativas de uma reta, de uma circunferência ou de um círculo; Perímetro e área do quadrado, retângulo e triângulo; Casos de semelhança de triângulos; Relações métricas no triângulo retângulo: teorema de Pitágoras, razões trigonométricas no triângulo retângulo; Relações métricas em um triângulo qualquer; Seno; Cosseno e tangente; Relações métricas nos polígonos: cálculo do lado e do apótema do quadrado, triângulo equilátero e hexágono regular; Áreas de figuras planas: paralelogramo, trapézio, losango, círculo; e Cálculo do comprimento da circunferência.
II - PORTUGUÊS
a) Gramática - Morfologia: as classes de palavras e a construção de sentido dos textos; Emprego do verbo, segundo a variedade padrão da língua; Valores semânticos: advérbio, preposição e conjunção. Sintaxe: os termos da oração construindo sentidos; Aspectos semânticos das orações coordenadas e subordinadas adverbiais; Pontuação; Concordância (nominal e verbal); Regência (nominal e verbal); e Colocação pronominal. Ortografia: vocábulos homógrafos e homófonos; Acentuação gráfica; Crase; Emprego dos pronomes relativos; Emprego dos pronomes oblíquos; Problemas gerais da língua culta. Semântica: significação das palavras (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação).
b) Interpretação de Gêneros Textuais - Textos literários e não literários, verbais e não verbais.
III - CIÊNCIAS: FÍSICA E QUÍMICA
a) Ar Atmosférico - Composição e Propriedades; Pressão Atmosférica; Ventos; Compressão e Rarefação; Camadas Atmosféricas; Medida das condições atmosféricas; e Poluição do ar.
b) Água - Importância: Ciclo da água; Tipos de água; Composição e Decomposição; Poluição da água; Tensão superficial da água; Densidade; Empuxo; e Princípios dos vasos comunicantes.
c) Química - Matéria; Propriedades da matéria; Estados físicos da matéria; Mudanças de estados físicos da matéria; Classificação de misturas; Métodos de fracionamento de misturas; Átomo; Classificação periódica dos elementos; Ligação iônica e formação de íons; Ligação covalente; e Ligação metálica.
d) Mecânica - Movimento (MRU e MRUV); Força; Gravitação; Leis de Newton; Energia; Equilíbrio; Trabalho; e Potência.
e) Máquinas Simples - Finalidade; e Tipos: alavanca, plano inclinado e roldana.
f) Som - Produção; Velocidade de propagação; Reflexão (eco); Qualidades fisiológicas; e Poluição sonora.
g) Calor - Conceito; Propagação; Medida de temperatura; Escalas termométricas: Celsius e Fahrenheit; e Dilatação dos sólidos.
h) Luz - Fontes de luz; Leis de propagação; Fenômenos luminosos: reflexão regular e difusa, refração e absorção; Espelhos planos e curvos; Lentes; Defeitos da visão humana; e Decomposição e composição da luz.
i) Eletricidade - Cargas elétricas; Processos de eletrização; Corrente elétrica; Resistores; Lei de Ohm; Condutores e isolantes; e Geradores e Circuito Simples.
j) Magnetismo - Ímãs; Eletroímã; e Bússola.


Mensagem de Boas Vindas:

Obrigado por visitar nosso site, curtindo nossa Fan-Page o Sr.(a) receberá nossas principais notícias em seu facebook

0 comentários:

Text Widget

Matenha este jornal no "AR", faça uma doação, o valor pode ser o quanto quiser, será com satisfação que investiremos o seu dinheiro em defesa de nosso país, seja com notícias ou críticas, mas nós ajudaremos o nosso país.




Doe o quanto quiser, pode ser até um real, faça o que seu coração mandar.